segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comunidade ou blog?

Ao comparar a comunidade com o blog, somos forçadas a afirmar que a comunidade nos apresenta mais desvantagens em relação ao blog.
O blog é uma aplicação simples, onde podemos decorar, alterar, colocar e retirar informação, o blog depende unicamente da sua actualização, logo depende do seu administrador. O facto de permitir comentários é benéfico, permite dessa forma o feedback, de qualquer forma este feedback não é comparável com o feedback de uma comunidade de sucesso.
A comunidade, não nos deixa muitas opções para alterar o aspecto e depende de seguidores para a sua continuação, os temas colocados, os debates, toda a estrutura da comunidade é voltada para que tenhamos diversos seguidores, para o seu sucesso. Outra desvantagem da comunidade em relação ao blog é o tempo de utilização da mesma, esquanto o blog tem um tempo indeterminado, a comunidade permite a utilização por 30 dias, o que significa que a continuidade da comunidade requer que a mesma tenha sucesso imediato, para angariar seguidores e assim justificar o investimento. O aspecto da comunidade, o tempo de utilização e a necessidade de seguidores, são factores determinantes para a desvalorização da mesma. No entanto a comunidade apresenta as suas vantagens em relação ao blog, se conseguimos apresentar temas de interesse colectivo e assim angariar seguidores, a comunidade torna-se um meio de expressar ideias, trocar informação e conhecer culturas, é uma boa forma de apresentar ideias ou ideais ao mundo.
Em conclusão, a experiência de utilização das duas aplicações, permite-nos afirmar que o blog é mais motivador que a comunidade.

1 comentário:

  1. Olá,
    Achei a questão que colocaste neste post interessante. Trabalho numa web e rede social de viagens que acaba de ser lançada em Portugal. Se tiveres curiosidade visita www.minube.pt. Desde já encorajo-te a deixares lá a tua opinião sobre todos os sítios que visitaste. Cumprimentos

    ResponderEliminar