terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

IRLANDA








Situada no oceano Atlântico, e com uma extensão de mais 84 421 km², a Irlanda é a terceira maior ilha da Europa.
Está politicamente dividida entre a República da Irlanda (oficialmente designada Irlanda), um Estado que cobre cinco sextos da ilha onde se situa a sua capital Dublin, e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, que representa a sexta parte mais a nordeste da ilha, e tendo Belfast como capital.
A população da ilha é de aproximadamente 5,8 milhões de habitantes: 4,1 milhões na República da Irlanda e 1,7 milhão na Irlanda do Norte. As línguas oficiais são o irlandês, a língua celta nativa, e o inglês, que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária.
A costa ocidental da Irlanda é constituída principalmente de arribas, colinas e montanhas baixas (o ponto mais elevado é o Carrauntoohil, com 1 041 m). O interior do país é constituído por terras agrícolas relativamente planas, atravessadas por rios e por vários lagos grandes, os loughs. O centro do país contém grandes áreas de paul, usadas para a produção de turfa. O clima temperadoo da ilha é modificado pela corrente do Atlântico Norte e é relativamente suave. Os verões raramente são muito quentes, no entanto é raro fazer muito frio no inverno. Chove até 275 dias por ano em algumas partes do país. As cidades principais são, para além da capital Dublin na costa oriental, Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sudeste.
Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Este provém da deusa “Ériu”, que, segundo a mitologia céltica, teria ajudado os gaélicos, a conquistar a Irlanda. Desde 1937 que o nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais.
O dia nacional é a 17 de Março para homenagear o padroeiro da Irlanda: São Patrício, que fomentou o Cristianismo na ilha. A harpa, que surge na crista da província de Leinster e o trevo de três folhas, também são identificados como símbolos da Irlanda.
Uma das bebidas mais associadas á Irlanda é o Guinness, frequentemente servido em pub's, mas também é popular a Smithwicks. É uma tradição irlandesa, de se tomar sidra, para além do Whiskey de malte e do café irlandês. A Irlanda produz desde 1974, um dos mais famosos licores, o “Bailey's Irish Cream”, que consiste numa mistura de natas com uísque irlandês.
Poderá praticar inúmeros desportos aquáticos na Costa de Wexford. Pode apreciar uma lufada de ar do mar enquanto joga golfe num dos deslumbrantes campos de golfe da costa como St Helen’s Bay, ou encaminhar-se ao interior para o ondulado campo de golfe de Faithlegg. A Paisagem de vales e Colinas do Sudeste é ideal para caminhar e andar de bicicleta. O Forte Duncannon é uma maravilhosa fortaleza em forma de estrela, construída em 1588 para prevenir uma invasão da Armada Espanhola, sobre um importante promontório no Porto de Duncannon, sendo hoje um excelente sítio para visitar.


Baseado em:
PHENIX, Penny, Essencial Irlanda, Edições Asa, 2001




domingo, 22 de fevereiro de 2009

Andorra

Situada entre Espanha e França, Andorra é um pequeno país da Europa localizado num enclave nos Pirinéus. O principado de Andorra foi durante séculos um território essencialmente agrícola e de pastorícia e estrutura-se em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias. São elas: Canillo, Encamp, Andorra-a-velha, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. Em Andorra podemos encontrar montanhas escarpadas com uma altitude média de 1.996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa atinge 2.946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o Rio Valira, sai do país e entra em Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 840 m de altitude. Com uma altitude média entre 1 900 e 2 000 metros, Andorra é o segundo país mais alto da Europa. O clima é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais fresco no verão. O principado tem uma porcentagem muito alta de dias ensolarados e o clima é seco.
Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. A média das mínimas anuais é de –2°C e a das máximas é de 24°C. Ao entardecer é quando há mais precipitações salvo no inverno que são, sobretudo, de neve.O Turismo é a principal recurso da economia andorrana.

Andorra é sem dúvida um destino apropriado de férias na neve.



La Massana




Sant Julià de Lòria





Montanhas



Escaldes-Engordany






Andorra-a-velha




Fontes:
http://www.andorra.ad/ca-ES/Pagines/default.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andorra