domingo, 22 de fevereiro de 2009

Andorra

Situada entre Espanha e França, Andorra é um pequeno país da Europa localizado num enclave nos Pirinéus. O principado de Andorra foi durante séculos um território essencialmente agrícola e de pastorícia e estrutura-se em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias. São elas: Canillo, Encamp, Andorra-a-velha, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. Em Andorra podemos encontrar montanhas escarpadas com uma altitude média de 1.996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa atinge 2.946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o Rio Valira, sai do país e entra em Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 840 m de altitude. Com uma altitude média entre 1 900 e 2 000 metros, Andorra é o segundo país mais alto da Europa. O clima é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais fresco no verão. O principado tem uma porcentagem muito alta de dias ensolarados e o clima é seco.
Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. A média das mínimas anuais é de –2°C e a das máximas é de 24°C. Ao entardecer é quando há mais precipitações salvo no inverno que são, sobretudo, de neve.O Turismo é a principal recurso da economia andorrana.

Andorra é sem dúvida um destino apropriado de férias na neve.



La Massana




Sant Julià de Lòria





Montanhas



Escaldes-Engordany






Andorra-a-velha




Fontes:
http://www.andorra.ad/ca-ES/Pagines/default.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andorra




1 comentário:

  1. Excelente destino para umas boas férias de inverno, ideal para esquiar e fazer snowboard, é como se costuma dizer "ouro sobre azul";)

    ResponderEliminar