quinta-feira, 14 de maio de 2009

Impacto da tecnologia na familia

A tecnologia está presente na maioria das acções que praticamos diariamente. Os seus avanços permitem-nos facilidades que estão banalizadas e muitas vezes utilizamos a tecnologia de forma inconsciênte. A internet revolucionou o comportamento humano. Hoje em dia comunicamos com os outros por e-mail, aproximando-nos da familia e amigos que se encontram geograficamente afastados. Esta ferramenta pode também trazer desvantagens, pode tornar-nos dependentes.
As familias utilizam cada vez mais a internet, seja por razões profissionais, escolares ou de lazer. É mais fácil trocar correspondencia, torna-se mais rápido, podemos assistir a programas televisivos a qualquer hora ou dia, conforme a nossa disponibilidade horária. A imprensa online vem fazer com que possamos ler as notícias e comentá-las. Podemos ler e reler em qualquer parte do mundo, o que significa que a internet nos aproxima da nossa sociedade independentemente da distância a que nos encontremos.
Os pais têm que aceder muitas vezes à internet para ajudar os filhos nos trabalhos escolares, e muitas vezes são os filhos que ensinam os pais a utilizar a internet.
A internet é assim, uma ferramenta fundamental e necessária no dia-a-dia de todos nós. Torna-se assunto nas conversas diárias, obrigando-nos a utiliza-la para não nos sentirmos excluídos da sociedade. A inflência da internet na familia pode permitir o isolamento, pois os membros da familia isolam-se em diferentes divisões da casa, aproximação, correspondemo-nos rapidamente e de forma mais económica com os familiares geograficamente distantes, socialização, há a necessidade de actualização para se sentir inserido na sociedade, pode também ser motivo de dependência, utilização excessiva do internet.

1 comentário:

  1. Continuo a gostar da temática deste género de post, o que não significa que não goste dos outros...
    Bj

    ResponderEliminar