quinta-feira, 19 de março de 2009

Aplicações Web 2.0



"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva" ( Tim O’Reilly)



A web 2.0 veio revolucionar a nossa tecnologia online. Esta evolução é importante porque nos permite aceder a aplicações totalmente online, a armazenamento de ficheiros online e a partilhar ficheiros. Com aplicações como o hi5 ou facebook apresentamo-nos ao mundo, partilhamos ficheiros de diversas formas, expressamos as nossas opiniões em blogs, e podemos aceder a ficheiros e aplicações em qualquer canto do mundo desde que ao nosso dispor possamos ter um computador com internet.
No âmbito da disciplina de Comunicação digital, foi-nos proposto escolhermos duas aplicações Web 2.0 para apresentarmos à turma. Escolhemos então a aplicação ‘Thinkfree’ (Office Online) e ‘Evernote’.
O Office online tem a enorme vantagem de não exigir a instalação, logo se não temos espaço no computador, ou se utilizamos o computador alheio, podemos aceder a programas como o Word, Excel, PowerPoint ou Notebook online. Basta um registo e está pronto a utilizar, esta aplicação permite-nos ainda criar pastas e listas de contactos com os quais podemos partilhar ficheiros, podendo estes serem trabalhados por mais que um utilizador. É uma excelente ferramenta de trabalho.
O Evernote é uma aplicação gratuita que serve para ‘fazer anotações’, ou seja, é uma espécie de agenda online. Essas notas podem ser texto, áudio, imagens, páginas Web, anexos (txt, html, jpeg, gif, wav e png), emails, etc. O Evernote tem várias versões: Desktop para Windows e Mac, versões móveis (iPhone, Windows Mobile e Evernote Mobile Web) e Evernote Web. Há algumas diferenças entre as versões, mas o Evernote tem a vantagem da sincronização. Quando instalamos o Evernote criamos uma conta no Evernote Web. A partir daí podemos adicionar notas em qualquer uma das instalações, e sincronizá-las através da Web. Depois há várias formas de organizar a informação, criando pastas e adicionando tags, e podemos encontrar a informação facilmente através de um filtro, usado como ferramenta de busca. Por fim podemos também partilhar as nossas notas por correio electrónico, para qualquer endereço, ou exportando-as para outro user do Evernote.
Para mais informações sobre estas duas aplicações pode consultar:

Comunidade Virtual

As comunidades virtuais vêm apróximar cada vez mais as pessoas. Criar hábitos de visitar estas comunidades e tornarmo-nos membros delas, aproxima-nos de pessoas com interesses idênticos aos nossos, permitem-nos abrir espaço ao debate virtual, ao conhecimento virtual, permite-nos conhecer outras culturas assim como dar a conhecer a nossa cultura a outras pessoas. A comunidade virtual é hoje, uma referência para o desenvolvimento tecnológico.
Além dos blogs e sites que possamos criar, tornarmo-nos membros de comunidades é fazer parte dela.
Estas comunidades podem no entanto trazer vantagens ou desvantagens, consuante os temas e ideias debatidos. Constituem-se por grupos e sub-grupos, onde os temas podem diversificar e assim ganhar mais membros.
As comunidades podem existir por lazer ou em termos profissionais, pois é uma forma de divulgação de uma empresa e de persuação a compras dos seus produtos, podemos divulgar os produtos e em simultâneo promove-los através de comentários persuasivos ou utilizando imagens de figuras públicas, sem que para isto seja necessário custos excessivos.
Hoje, é permitido comercializar produtos para todo o mundo, preocupando-se apenas com o transporte, cujos custos deste são associados ao consumidor. O desenvolvimento destas comunidades levaram a que estas conseguissem criar o seu crédito, sendo associadas à marca, o que as torna credíveis aos olhos do consumidor.
O sucesso de uma comunidade está directamente ligado ao tema, que deve ser colectivo e não individualista, uma vez que uma comunidade só existe se o tema for do interesse colectivo.
O perfil dos membros de uma comunidade online, dita o sucesso da mesma, a confiança no outro torna-se assim fundamental, pois o perfil dos membros é a sua característica, o seu rosto, a sua identidade.
As comunidades crescem pela publicidade online ou pelo conhecimento de membros, assim a publicidade é importante.
Fonte: Apresentações da aula
Nossa Comunidade:

Portugal

Situada no centro de Portugal, o Distrito de Coimbra é um excelente destino turístico.
Desde museus, igrejas e capelas de construcção antiga, ruínas, natureza e divertimentos pode-se encontrar de tudo no centro de Portugal.
O turísmo rural é uma das suas ofertas, assim como espaços mágicos cheios de histórias dos seus antepassados.
A história leva-nos aos jardins, à quinta das lágrimas, que é um espaço repleto de espécies de árvores e plantas, onde podemos ver uma árvore centenária, assim como as fontes que serviram de cenário à história de D. Pedro e D. Inês de Castro.
Este turísmo poderá centrar-se tanto no meio cultural, como lazer, e até os pequenitos encontram o seu espaço, no Portugal dos Pequeninos bem no centro da cidade de Coimbra.