Como oradores, foram convidados o editor do jornal 'Público' online, José Granado, e um representante da Vodafone.
Foram focados quatro pontos de convergência actuais: económico, a problemática Web/ papel, convergência de dispositivos (como o telemóvel, internet) e finalmente a convergência entre produtores e consumidores.
Quanto ao aspecto económico, falou-se sobre a fusão entre empresas, que apesar de trazer uma redução de custos, pode acarretar desvantagens como pressões externas e menor independência jornalística. António Granado deu um exemplo que clarifica esta problemática: se eu não gostar de uma notícia que a Sic passou, posso deixar de fazer publicidade em todos os membros do grupo Impresa.
Quanto à problemática web/papel, falou-se do facto de cada vez haverem menos leitores de jornais impressos em papel, pois acaba por ser mais económico consultarmos os jornais online. O jornalista afirma que não é possível conquistar novos leitores de papel, pois os blogs dão poder às pessoas. Mesmo assim, diz que deve-se distinguir os jornalistas da redacção do jornal impresso em papel, dos da redacção online, pois cada um está especializado para exercer a sua função.
O último ponto falava da convergência entre produtores e consumidores. Aqui falamos de como podemos ter a certeza da verdade da informação, e como moderar a intervenção do público em geral, uma vez que têm acesso ás mesmas ferramentas digitais que os jornalistas.
Em seguida houve um pequeno debate em que os alunos poderam expor algumas das suas dúvidas e curiosidades, e ficamos todos a aprender mais sobre esta convergência.