As comunidades virtuais vêm apróximar cada vez mais as pessoas. Criar hábitos de visitar estas comunidades e tornarmo-nos membros delas, aproxima-nos de pessoas com interesses idênticos aos nossos, permitem-nos abrir espaço ao debate virtual, ao conhecimento virtual, permite-nos conhecer outras culturas assim como dar a conhecer a nossa cultura a outras pessoas. A comunidade virtual é hoje, uma referência para o desenvolvimento tecnológico.
Além dos blogs e sites que possamos criar, tornarmo-nos membros de comunidades é fazer parte dela.
Estas comunidades podem no entanto trazer vantagens ou desvantagens, consuante os temas e ideias debatidos. Constituem-se por grupos e sub-grupos, onde os temas podem diversificar e assim ganhar mais membros.
As comunidades podem existir por lazer ou em termos profissionais, pois é uma forma de divulgação de uma empresa e de persuação a compras dos seus produtos, podemos divulgar os produtos e em simultâneo promove-los através de comentários persuasivos ou utilizando imagens de figuras públicas, sem que para isto seja necessário custos excessivos.
Hoje, é permitido comercializar produtos para todo o mundo, preocupando-se apenas com o transporte, cujos custos deste são associados ao consumidor. O desenvolvimento destas comunidades levaram a que estas conseguissem criar o seu crédito, sendo associadas à marca, o que as torna credíveis aos olhos do consumidor.
O sucesso de uma comunidade está directamente ligado ao tema, que deve ser colectivo e não individualista, uma vez que uma comunidade só existe se o tema for do interesse colectivo.
O perfil dos membros de uma comunidade online, dita o sucesso da mesma, a confiança no outro torna-se assim fundamental, pois o perfil dos membros é a sua característica, o seu rosto, a sua identidade.
As comunidades crescem pela publicidade online ou pelo conhecimento de membros, assim a publicidade é importante.
Fonte: Apresentações da aula
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